Roda de capoeira

Roda de capoeira

Ínicio

Capoeira e inclusão social

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Capoeira no mundo dos esportes e como ferramenta de inclusão social

A capoeira hoje em dia tem uma posição de destaque no mundo dos esportes e isso é resultado de um processo de evolução que começou há muito tempo atrás quando os primeiros negros chegaram ao Brasil e posteriormente tiveram que lutar por sua liberdade, e atualmente este esporte é praticado por diversos grupos no Brasil e no mundo. O grupo Abadá Capoeira, fundado em 1988 por Mestre Camisa é um grupo que se destaca dos demais por sua metodologia de ensino, mas não só por isso, pois, o grupo também se destaca no desenvolvimento políticas públicas de preservação da natureza e campanhas filantrópicas. Um dos principais objetivos do grupo Abadá capoeira é promover a inclusão social e disseminar a cultura da capoeira entre os jovens. Porém o grupo Abadá Capoeira sofre com a falta de políticas públicas e o descaso do governo e das instituições públicas de ensino, isso dificulta o desenvolvimento de projetos sociais e também exclui alguns indivíduos da prática deste esporte. Após a realização de uma pesquisa com mestres de capoeira sobre a atuação social do grupo Abadá Capoeira, Rocha (2013, p.4) conclui que: 
Como a Abadá Capoeira é uma entidade sem fins lucrativos, pois ela não se pauta em incentivo do governo, sua filosofia é o desenvolvimento do trabalho em vários níveis, seja buscando a elevação do nível técnico-teórico do capoeirista, utilizando a capoeira como recurso pedagógico, artístico e cultural; seja objetivando a profissionalização de seus associados, procurando resgatar o valor do mestre de capoeira como produtor e transmissor de cultura e vivência.
Referência:
ROCHA, Edson Leonel; SANTOS, Wesley Rosa; VIEIRA, Rainer Beraldo. Abadá capoeira: Origem, História e Inclusão Social. Acesso em 03/10/2013. 19p.
Por: Gustavo Expedito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

twitter

Capoeira e inclusão social