Roda de capoeira

Roda de capoeira

Ínicio

Capoeira e inclusão social

sábado, 12 de outubro de 2013

As crianças e a relação com o esporte




Quando éramos crianças, recebemos incentivos de familiares, amigos e educadores para praticar esportes. O esporte representa, acima de tudo, entretenimento. Atualmente enxergamos, para adultos e crianças, como pré-requisito para uma vida saudável e feliz; fundamental para manter o bem-estar. Infelizmente presenciamos uma triste realidade: As crianças não desfrutam do esporte como no passado e, os desdobramentos no futuro, tendem a ser desastrosos.Fenômenos apontam para o burn out ( abandono das práticas esportivas )
Falando hoje, especialmente para as crianças, é vital a conscientização de que, quanto mais precoce o contato com as práticas esportivas, melhores serão os benefícios.
As atividades físicas e os esportes proporcionam benesses fantásticas como, melhor desempenho escolar, desenvolvimento psicomotor, autoconfiança, integração no meio social e melhor conhecimento do corpo. Dados estatísticos infelizmente afirmam uma triste realidade: As crianças brasileiras são as menos ativas da América Latina; dado preocupante.
O dia das crianças é uma oportunidade para chamarmos a atenção das famílias, sociedade e governo para o tema.Simples, sobretudo, valiosas práticas, como, ir ao parque, jogos em família e rotineiras idas ao supermercado, incentivam e tornam as práticas esportivas ainda mais prazerosas.

O que diz q Lei:
Os artigos 4°, 16° e 71° do ECA dizem que crianças e adolescentes têm direito à informação, à cultura, ao lazer, à educação e à prática de esportes. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação, lei 9.394, determina que os conteúdos da educação básica deverão observar a promoção do desporto educacional e apoio às práticas desportivas não-formais (artigo 27, inciso IV).

Maiores informações
Para saber mais a respeito dos benefícios do esporte na infância e adolescência visite o endereço eletrônico http://www.cdof.com.br/crianca.htm, que contém diversos artigos sobre o tema.
Para ter mais informações sobre os projetos de incentivo ao esporte do Governo Federal, acesse o site do Ministério do Esporte http://portal.esporte.gov.br/

Com quem falar
Procure a secretaria de esporte e lazer do seu município e veja quais as políticas públicas de incentivo ao esporte para público infanto-juvenil. Entre em contato com médicos, psicólogos, fisioterapeutas e pedagogos para saber os benefícios que a prática de esporte pode propiciar a crianças e adolescentes.
por: Pollyanna de Castro Barbosa.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

twitter

Capoeira e inclusão social