O projeto tem como finalidade a prevenção, resgate e ressocialização de adolescentes que cumprem medida socioeducativa e que necessitam reorganizar o seu cotidiano familiar, escolar e social. A UISS será responsável pela seleção dos adolescentes a serem encaminhados para o Projeto Grito de Liberdade. Os encaminhamentos, serão executados pela equipe técnica considerando o perfil, a disposição manifestada pelo adolescente em participar das atividades oferecidas pelo projeto, bem como a área de abrangência em que reside os participantes.
Roberto de Oliveira França, mais conhecido por “Mestre Cobra”, responsável pelo grupo de capoeira, explica que o projeto tem o intuito de viabilizar o desenvolvimento humano desses jovens nos âmbitos pessoal, profissional e de cidadão. “A capoeira representa e faz parte do processo que lutou pela liberdade dos escravos no passado. Hoje, ter a oportunidade de levar a capoeira para aqueles que já foram privados de liberdade representa uma nova luta por liberdade e a possibilidade de sonhar com um futuro melhor”, disse.
Em seu discurso do encerramento a Secretária Rejane Pitanga fez questão de lembrar a dívida social que temos com os negros. “A capoeira tem uma simbologia muito grande. Surgiu da necessidade de desenvolver formas de proteção contra práticas violentas e a luta por liberdade”, ressaltou.
A titular da Pasta reinterou a importância de solidificar parcerias com a Sociedade Civil e investir na ressocialização dos jovens. “Nosso objetivo é possibilitar a reintegração desses adolescentes na sociedade com novas perspectivas, tornando-os cidadãos melhores e capacitados para enfrentar os desafios da vida adulta”, afirmou.
Rejane Pitanga aproveitou a ocasião para se reunir com a equipe pedagógica da Unidade. Na conversa, a Secretária apontou a necessidade de formação dos servidores. “É fundamental, inclusive, que eles tenham o entendimento sob a perspectiva dos Direitos Humanos”, avalia. Além disso, vamos buscar um diálogo com a comunidade. “A sociedade precisa entender que ela também faz parte do processo de ressocialização dos jovens”, diz.
A Secretária destacou ainda o papel fundamental dos professores para a ressocialização dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa. Por fim, lembrou a importância da valorização desse profissional e que a ressocialização só é possível se houver investimento na educação.
-- Assessoria de Comunicação - ASCOM
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