Roda de capoeira

Roda de capoeira

Ínicio

Capoeira e inclusão social

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Adolescentes das medidas socioeducativas encontram na capoeira uma nova perspectiva de futuro

A Secretária da Criança, Rejane Pitanga acompanhada da Subsecretária do Sistema Socioeducativo, Ludmila de Ávila Pacheco, participou na manhã dessa quarta-feira (30) do lançamento do Projeto “Grito de Liberdade”, que será desenvolvido na Unidade de Internação de São Sebastião (UISS/CESAMI) em parceria com a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) Grito de Liberdade.

O projeto tem como finalidade a prevenção, resgate e ressocialização de adolescentes que cumprem medida socioeducativa e que necessitam reorganizar o seu cotidiano familiar, escolar e social. A UISS será responsável pela seleção dos adolescentes a serem encaminhados para o Projeto Grito de Liberdade. Os encaminhamentos, serão executados pela equipe técnica considerando o perfil, a disposição manifestada pelo adolescente em participar das atividades oferecidas pelo projeto, bem como a área de abrangência em que reside os participantes.

Roberto de Oliveira França, mais conhecido por “Mestre Cobra”, responsável pelo grupo de capoeira, explica que o projeto tem o intuito de viabilizar o desenvolvimento humano desses jovens nos âmbitos pessoal, profissional e de cidadão. “A capoeira representa e faz parte do processo que lutou pela liberdade dos escravos no passado. Hoje, ter a oportunidade de levar a capoeira para aqueles que já foram privados de liberdade representa uma nova luta por liberdade e a possibilidade de sonhar com um futuro melhor”, disse.

Em seu discurso do encerramento a Secretária Rejane Pitanga fez questão de lembrar a dívida social que temos com os negros. “A capoeira tem uma simbologia muito grande. Surgiu da necessidade de desenvolver formas de proteção contra práticas violentas e a luta por liberdade”, ressaltou.

A titular da Pasta reinterou a importância de solidificar parcerias com a Sociedade Civil e investir na ressocialização dos jovens. “Nosso objetivo é possibilitar a reintegração desses adolescentes na sociedade com novas perspectivas, tornando-os cidadãos melhores e capacitados para enfrentar os desafios da vida adulta”, afirmou.

Rejane Pitanga aproveitou a ocasião para se reunir com a equipe pedagógica da Unidade. Na conversa, a Secretária apontou a necessidade de formação dos servidores. “É fundamental, inclusive, que eles tenham o entendimento sob a perspectiva dos Direitos Humanos”, avalia. Além disso, vamos buscar um diálogo com a comunidade. “A sociedade precisa entender que ela também faz parte do processo de ressocialização dos jovens”, diz.

A Secretária destacou ainda o papel fundamental dos professores para a ressocialização dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa. Por fim, lembrou a importância da valorização desse profissional e que a ressocialização só é possível se houver investimento na educação.
 

-- 
Assessoria de Comunicação - ASCOM
Secretaria de Estado da Criança do Distrito Federal
Telefone: (61) 3361-9617 / 7812-8242
www.crianca.df.gov.br


Disponível em: http://fonacriad.blogspot.com.br/2012/06/adolescentes-das-medidas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

twitter

Capoeira e inclusão social